Friday, May 18, 2007

Budapeste, Hungria

Fomos para Budapeste em apenas um final de semana. Chegamos no sabado por volta das 10h, voltamos no domingo as 17h. Pouco tempo, mas conseguimos ver bastante coisa.

Viajamos com uma cia. aerea chamada Wizz, que tem os melhores precos para lah (eles tambem vao para varias cidades da Polonia, entre outros lugares). Nada demais, essas budget airlines sao todas muito parecidas.

Ficamos hospedados no Grand Hostel, um albergue pequenito, mas que tinha acabado de passar por uma reforma, ou seja, os banheiros eram novinhos. O problema eh que no mesmo albergue estavam hospedado um time de meninas de handball - ou qualquer coisa do tipo - e sabe como eh mulher no banheiro, neh? Caso contrario, teria sido bem tranquilo. Os caras do albergue foram super gente boa com a gente, emprestando talheres e copos para fazermos nosso piquenique nas meses do lugar, com a comida que a irma do Cipri trouxe diretamente da Romenia. :-D

Ficamos os quatro no mesmo quarto e saiu 13 euros por cabeca. Um dos albergues mais baratos que ficamos ateh agora (apesar de termos ficado apenas em 4 no total). Nas fotos voces podem ver a parte de fora (com essa cor, impossivel nao achar), um dos banheiros e a parte externa, com as biclicletas que eles alugam. Em Budapeste tem muito bonde e tem ponto de bonde bem em frente a esse albergue.
Eu sei que eh feio, mas nos finais de semana eh possivel viajar de bonde sem pagar passagem. Foi o que a gente fez, porque nao encontramos lugar para comprar bilhetes!!!! Ateh hoje nao sei onde compra.
A Hungria eh parte da Uniao Europeia, mas nao usa o Euro, entao nem adianta trocar libras (ou qualquer que seja a sua moeda) por Euros e depois trocar lah de novo - vai perder no cambio. Tive a impressao de que alguns lugares aceitam Euros, ou usam apenas como referencia, mas nao sao todos. Nao me pareceu um pais muito barato nao, mas tambem nao tivemos muito tempo para explorar restaurantes e lojas. Nao me entenda mal, tambem nao eh um lugar caro. Mas eh que se tratando de leste Europeu, todo mundo acha que eh o melhor custo-beneficio possivel.
(Um parenteses: ouvi dizer que a Slovakia/Eslovaquia eh ultra barata e ainda eh fronteira com a Austria, quem quer ver os dois, vah para Bratislava, e nao Viena).
Deixar-los-ei com fotos de Budapeste. Divirtam-se!