Thursday, January 18, 2007

Nativos e turistas: Gastei meu espanhol nessa viagem.

Gastei tanto que estou no débito. Mas as pessoas – como a grande maioria dos espanhóis – são a simpatia personificada! É uma alegria conversar com eles, sempre sorridentes, e tranquilões como nós brasileiros. Além de falarem um pouco de inglês, todos entendem nuestro portunhol. Então aproveite para falar e praticar!

Não adianta ter pressa; se você vai a um restaurante, melhor não estar morrendo de fome, porque a comida leva um tempo pra chegar na mesa. Imagino eu que seja porque tudo é feito na hora, fresquinho. Como as ilhas Canárias são parte do territorio espanhol, (quase) todo mundo que trabalha lá fala espanhol. Mas a grande maioria dos turistas vêem de lugares extremamente frios. Alemanha, por exemplo. Como tem alemão naquela terra! Em segundo lugar acho que são os ingleses, graças a pacotes como o da Thomas Cook. Mas os nórdicos (noruegueses, suecos, finlandeses e dinamarqueses) também tem seu lugar cativo. Aliás, eu notei duas igrejas norueguesas em Gran Canaria. Muitos restaurantes alemães, britânicos (e alguns poucos pubs irlandeses) e nórdicos. E, claro, italianos. Comida italiana é simples, barata e agrada todo mundo. Quem não come uma pizza? Só mulher de dieta. Claro que existem os restaurantes espanhóis/canários, com muito peixe e frutos do mar.

No comments: